quarta-feira, 8 de abril de 2015

Alerta Máximo


O câncer, esse monstro que ainda assusta a tantas pessoas, não pode mais ser ignorando nem pelo mais supersticioso dos mortais,  estou falando daqueles que não gostam nem de pensar no dito cujo para não atrair - Isola, bate na madeira 3 vezes!!! Isso simplesmente por que o câncer hoje, é sem dúvida a doença que mais cresce e que mais faz vítimas em todo o mundo. Todos nós temos um familiar, amigo ou conhecido que já passou ou ainda passa por essa triste experiência e muitas  das vezes somos nós mesmos a viver isso.
A abordagem de hoje - Dia Mundial de Combate ao Câncer no Mundo, é antes de tudo um apelo ao conhecimento, uma "convocação geral à Nação".
Em primeiro lugar quero dizer que CÂNCER TEM CURA e positividade ajuda sim no tratamento! Fato! Eu vivi isso, portanto sou testemunha dessa verdade.
O câncer tem causas variadas, advindas de dois fatores em específico: O Fator Interno : São causas geneticamente predeterminadas e por isso não temos como interferir, prevenir ou evitar. 
O outro é o Fator Externo: Causados pelo ambiente em que vivemos e costumes do dia a dia. E é para esse fator que quero chamar a atenção!


Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus , hábitos alimentares, alcoolismo, obesidade, medicamentos e fatores ocupacionais como exposições químicas.

Assim minha gente, nossos hábitos podem fazer diferença nesse quadro de crescente avanço da doença. Ao optarmos por uma vida mais saudável estaremos fazendo a nossa parte, pelo menos a que nos cabe, para não estarmos incluídos nas estatísticas.


Como diminuir o risco de ter câncer

Não fume. Os tabagistas são 10 vezes mais susceptíveis de ter câncer de pulmão comparado àqueles que nunca fumaram, o consumo de tabaco é a causa de morte que mais pode ser prevenida atualmente.
Abandone costumes alimentares pouco saudáveis e a obesidade. Escolha alimentos com fibras, grãos e com pouca gordura. Consuma frutas diariamente. Seja fisicamente ativo e mantenha um peso adequado.
Evite a exposição excessiva ao sol. Use protetor solar (FPS 15-30) e roupas minimizando sua exposição.
Evite o consumo de álcool. Beber grandes quantidades de álcool pode provocar câncer de boca, esôfago e fígado. Consuma com moderação especialmente se você também fumar.
Evite a exposição ocupacional. Siga as normas para evitar exposição às radiações, agentes químicos e pesticidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário