terça-feira, 25 de novembro de 2014

Risoto de Ervilha na Pressão

Serve 4 pessoas


Gente, pelo menos uma vez na vida vocês deviam experimentar esse risoto delicioso e fácil de preparar prato de chefe feito por você, que com certeza vai causar!!!


PARA O RISOTO
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 litro de água
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 cebola
1 talo de salsão
3 folhas de louro
3 cravos da índia
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

1. Corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar.Retire a casca de uma das metades e pique fininho. A outra metade espete os cravos. Reserve.
2. Lave, descasque e corte as cenouras em três partes. Lave o salsão mantendo as folhas. Corte em duas partes.
3. Na panela de pressão co capacidade para 4,5 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada e tempere com sal e pimenta. Mexa bem. 
4. Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem.
5. Regue com vinho e deixe secar- não é para esturricar!
6. Junte a água, a cenoura, o salsão, a cebola espetada com os cravos, o louro e tempere novamente. Tampe a panela e aumente o fogo para alto.
7. Assim que começar a sair o primeiro vaporzinho pela válvula, conte 3 minutos. Desligue imediatamente. Com um garfo, levante a válvula para retirar a pressão.
8. Leve uma panelinha com 1 xícara (chá) de água ao fogo para usar na finalização.



PARA A FINALIZAÇÃO
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
20 folhas de hortelã

1. Assim que o vapor sair completamente, abra a tampa e pesque a cenoura, o salsão, a cebola cravejada, o louro e descarte.
2. Junte as ervilhas congeladas e volte a panela ao fogo alto. Mexa vigorosamente e, caso o risoto comece a secar, junte um pouco de água fervente e continue mexendo. Verifique o ponto do arroz: ele deve estar cremoso, mas com os grãos ainda resistentes à mordida. Se já estiver ao dente, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão e a metade das folhas de hortelã. Misture bem e sirva a seguir, salpicando mais folhas de hortelã no prato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário