quarta-feira, 5 de novembro de 2014

MACARRÃO DE FORNO COM ABÓBORA



Um prato super tradicional dos norte-americanos, o famoso mac’n’cheese, só que nessa versão com um toque da cozinha brasileira: a versátil abóbora. Você não imagina o sabor desse prato, agrada até as crianças. Eu mesma testei. Sucesso total!



PARA A ABÓBORA:
500g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos

3 dentes de alho

3 colheres (sopa de azeite)

3 ramos de alecrim
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 1.       Preaqueça o forno a 200° (temperatura média-alta).
  • 2.       Numa assadeira retangular antiaderente cerca de 30x40 cm, coloque os cubos de abóbora, deixando espaço entre eles. Descasque e amasse os dentes de alho e junte na assadeira. Debulhe e polvilhe o alecrim. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta do reino.
  • 3.       Leve ao forno para assar por 30minutos. Na metade do tempo vire os cubos com uma pinça. Retire do fogo mas não desligue. Mantenha em temperatura média a 180 ° C, pois logo o macarrão vai assar.

PARA O MACARRÃO E O MOLHO:

4 xícaras (chá) de macarrão tipo caracol

1 ovo

3 xícaras (chá) de leite

2 colheres (sopa) de sal

¾ de xícaras (chá) de queijo parmesão ralado

Noz moscada e Pimenta do reino moída na hora

Sal a gosto

  • 1.       10minutos depois de ter colocado a abóbora no forno, leve ao fogo alto uma panela grande com 3 litros de água e 2 colheres de sal. Quando ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar pela metade do tempo sugerido na embalagem. De 4 a 5 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e volte com o macarrão para a panela.
  • 2.       Enquanto o macarrão cozinha, numa tigela faça o molho: misture o ovo com o leite e ½ xícara (chá) do parmesão. Tempere com noz moscada, sal e pimenta do reino e mexa bem.
  • 3.       Misture o molho ao macarrão escorrido na panela e coloque os pedaços de abóbora assados – já vai ter dado tempo de assar. Reserve alguns para decoração.
  • 4.       Transfira o macarrão para um refratário grande ou para 6 individuais, e decore com cubos de abóbora e alecrim.
  • 5.       Polvilhe com o restante do queijo parmesão, disponha os potinhos na assadeira e leve ao forno que já está ligado para terminar de cozinhar e gratinar. Retire do forno e sirva a seguir.
Experimenta! Experimenta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário