sábado, 16 de agosto de 2014

Remissão

Na semana passada estive com meu médico mais uma vez para a consulta periódica e aproveitei para esclarecer uma dúvida minha. Pedi ao Dr. Luis Claúdio para me falar melhor sobre a "remissão", período pelo qual estou passando, no tratamento. 
Quero dividir aqui o que aprendi sobre o assunto: Remissão  é o termo utilizado em Medicina para designar a fase da doença em que não há sinais de atividade dela, mas em que ainda não é possível concluir como cura. Esse termo é utilizado principalmente em relação a câncer mas abrange também outras doenças autoimunes e infectologia, onde a ausência de sinais da doença não significa cura completa e ainda existe  risco de recidiva tardia. 
Ao contrário do que pode parecer, já que esse período ainda é um período de vigia, a remissão é sim uma vitória. Significa que a primeira batalha foi vencida, estamos mais fortes, mais confiantes e cheios de esperança. Também é um período onde decidimos que tipo de vida vamos levar de agora em diante, quais hábitos adotaremos e quais abandonaremos, quais posturas adotaremos perante as circunstâncias inevitáveis: vítimas? autores? coitados? fortes? Estou em remissão há seis meses e só faltam quatro anos e meio do resto de uma vida inteira para ser diagnosticada como curada. Estou muito feliz e agradecida por tantas oportunidades de mudança em minha vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário