domingo, 1 de junho de 2014

Dia Mundial Sem Tabaco


A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa alertar a população para os perigos do tabagismo, classificado pelo órgão como uma doença pediática, crônica e contagiosa.
Pediátrica pois 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos, sendo 15 anos a idade média de iniciação, Esses jovens são atraídos pela indústria do tabaco, que utiliza estratégias que vão desde a veiculação de propagandas, a publicidade direta e indireta (por meio de eventos culturais e esportivos), e até o uso de aditivos como menta, chocolate etc. para tornar a fumaça do cigarro mais palatável, reduzindo a irritação da tragada.

Também é crônica porque o tabagismo, devido à nicotina (droga presente em qualquer derivado do tabaco) leva seus usuários à dependência.

A doença ainda é contagiosa, pois não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados tornam-se fumantes passivos e podem adoecer e morrer por enfermidades como câncer, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame cerebral), doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica). Filhos de pais fumantes apresentam grande chance de apresentar infecções respiratórias, infecções do ouvido médio e síndrome da morte súbita infantil.


Viver sem Cigarro é muito melhor!
Pode acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário