sexta-feira, 18 de abril de 2014

Eu só Quero Chocolate!!!

Que dieta que nada!!! Nesse período do ano poooodeee!!! Merecemos esse deleite...
A receita de hoje é muito versátil e incrivelmente deliciosa, super vale a pena tentar. A principio é servida com musse mas querendo ela vira um suflê maravilhoso, a diferença é que um vai para a geladeira e no outro caso, para o forno, "para a nossa alegria"!


Musse (de véspera) que vira Suflê
Serve 4 pessoas
Tempo de Preparo: 10 minutos + 15 minutos no Forno*


( * se for servir como suflê, a massa precisa ficar 24 h na geladeira antes de ir ao forno, como musse, bastam 3 h na geadeira).

Ingredientes:
4 ovos (em temperatura ambiente)
200 g de chocolate meio amargo (c/ no mínimo 50% de cacau)
1 colher (sopa) de rum
1/4 de xícara (chá) de açúcar
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

Modo de fazer:
1)  Numa tábua pique o chocolate em pedaços grandes
2)  Numa tigela refratária grande, leve o chocolate ao micro ondas para derreter. deixe de 1 em 1 minuto e vigie para não queimar. Misture bem e deixe esfriar.
3)  Unte com manteiga 4 potinhos individuais e polvilhe açúcar cristal. Só serve esse porque ele forma uma peredinha que serve de apoio para o suflê crescer. Leve ao congelador para firmar enquanto prepara a receita. Se for servir como musse pule essa etapa, não será necessário untar nem polvihar.
4)  Separe as clara das gemas.
5)  Junte o rum às gemas e, somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, junte essa mistura a ele para não cozinhar as gemas.
6)  Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de volume. Para começar bata em velocidade baixa, quando começar a dar espume junte metade do açúcar. Aumente a velocidade. Quando estiver mais firme coloque o restante do açúcar. Atenção para não deixar endurecer demais.
7)  Junte 1/3 das caras ao chocolate e misture bem. Incorpore o restante delicadamente.
8)  Coloque a massa nos potinhos, impe as bordas com papel toalha e eve à geladeira por 3 horas se for musse ou 24 hs se for suflê.
9)  Suflê - No dia seguinte cerca de 10 m antes de assar a sobremesa, preaqueça o forno a 200? C
10) Tire os potes da geladeira, coloque numa assadeira e leve ao forno por cerca de 15 m, até crescer. decore com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir com creme de leite gelado. serve para regar o suflê, nesse caso é só fazer um furo no centro.


Receita retirada do livro Cozinha de Estar - Rita Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário