segunda-feira, 24 de março de 2014

Efeitos - Nauseas e Vômitos

Geralmente esses são os efeitos colaterais mais temidos da quimioterapia. Sabe-se que houve certamente uma melhora significativa no tratamento, mesmo assim, vômitos e náuseas ainda incomodam bastante os pacientes. Acontece que por conta desses efeitos, muitas pessoas perdem o apetite. E isso ao contrário do que se pode pensar, não é nada bom, porque precisamos estar fortes nesse momento, isso significa - bem alimentados.
Nem todas as pessoas submetidas à quimioterapia vão apresentar náusea e vômitos. Isso dependerá de alguns fatores, tanto relacionado ao tipo de quimioterápico usado, quanto ao próprio paciente. "Cada caso um caso".

 Tipos
  • Vômito e náusea imediatos (agudos):
Ocorre durante as primeiras 24 horas após a quimioterapia. Inicia-se dentro de 1 a 2 horas após a quimioterapia com pico nas primeiras 4 a 6 horas.
  • Vômito e náusea tardios
Ocorre após 24 horas da infusão da droga, com pico entre 48 e 72 horas após a quimioterapia. Evolui com melhora progressiva.
  • Vômito e náusea antecipatória
É uma resposta condicionada dos pacientes que já tiveram náusea e/ou vômitos após os ciclos prévios de quimioterapia. Pode ser desencadeada por uma série de estímulos, por exemplo, o odor da clínica ou da sala de quimioterapia, a proximidade da data da quimioterapia, o contato com as pessoas que trabalham na clínica etc.
Ocorre também em pacientes que têm alta expectativa de náusea, apesar de nunca ter recebido quimioterapia.

Prevenção e Tratamento
Comer alimentos de fácil digestão, realizar 6 pequenas refeições durante o dia ao invés de 3 grandes, não beber muito líquido durante as refeições . Comidas e bebidas com cheiro forte (café, alho, cebola etc) estão geralmente relacionadas com piora dos sintomas, enquanto que picolés ou sorvetes de frutas, frutas geladinhas e açaí  melhoram (alimentos gelados).




  • O médico geralmente inclui algum medicamentos para prevenir ou amenizar esses sintomas.

Minha Dica
  •  É um período muito chato, que acaba afetando nosso humor, para mim em particular foi muito difícil, pois adoro comer e curtir ao máximo o sabor do alimento, e isso fica quase impossível nesses dias, mas passa. O importante é ter a consciência de que precisamos nos alimentar para nos mantermos fortalecidos e em condições de fazer o tratamento. Então precisamos ter paciência e passar por isso da melhor forma possível. No meu caso, alimentos gelados em geral "desciam" melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário