terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Maravilha de Lombo Assado

Receitas de Domingo

 
Domingo para mim é dia de comidinha gostosa, geralmente de testar um prato novo, sem  pressa... Dia de relembrar as comidinhas de casa, de resgatar os sabores da infância, de almoçar bem tarde e depois deitar sem nenhuma culpa... 
Esse Domingo 19 de Janeiro -  foi dia de inventar moda na cozinha, para servir meus padrinhos queridos que vieram do Rio de Janeiro, nos juntamos aqui em casa, vieram os cunhadinhos também e aí foi só alegria, muita conversa boa, altas gargalhadas, bebida e comida de alta qualidade... a dor foi embora, bye bye moleza e corpo ruim! Nova em folha!!!! O que não faz um coração cheio de alegria não é não? " Levanta defunto".
 
 
Um clássico da culinária de domingo repaginado:
 
Lombo Recheado Assado com Batatas Douradas
- Receita do Jogo de Panelas Mais Você
 

 
Rende 6 porções (Aviso: não sobra nem para o cachorro tá?)

Ingredientes

  • 1,5kg de lombo aberto em manta para rechear;
Dica: no Açougue ou Supermercado peça o açougueiro para abrir o lombo para você, de forma que quando for rechear, a parte com gordura fique para dentro. Tem foto abaixo.
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho grande;
  • Tempero a gosto; ( sal com alho, alecrim, louro em pó, pimenta do reino)
  • 200 gramas de uva passa preta e amarela;
  • 1 pacote de bacon já cortado em fatias bem fina.
  • 1 garrafa de vinho branco seco.
  • Barbante
  • 6 laranjas
  • 200 ml de mel
  • 6 batatas bem grades descascadas e cortadas em quatro

Modo de preparo

1º Em uma mesa bem espaçosa abra a manta de lombo, tempere por fora e por dentro com sal e alho , pimenta do reino um pouquinho de louro em pó e aí cubra toda ela com a cebola e o alho picado.
 
 
2º Em seguida faça uma cobertura total com o bacon e por cima acrescente as passas. Feche este lombo como se fosse um rocambole e o "costure" todo no barbante. É só ir passando o barbante em volta e apertando bem, para não abrir no forno.
 
 
3º Regue com uma garrafa de vinho branco seco, alecrim, folhas de louro uma xícara de molho shoyo, um pouquinho de sal, um pouquinho de cebola e alho picadinho, e cheiro verde se tiver. Cubra com papel alumínio e deixa assar durante uma hora em uma temperatura, de aproximadamente 250 graus. O vinho serve para hidratar a carne então ela não fica um pouco molhadinha na hora de comer. Huuummmm.

4º Após uma hora retire o papel alumínio e deixe o lombo gratinar por mais uma hora e meia.
Nesse momento é hora de juntar as batatas, cortadas em quatro, elas já devem ter sido pré cozidas em água com sal por uns sete minutos. Atenção ainda devem estar bem firmes, pois vão acabar de chegar ao ponto com o caldo da carne no forno.

5° Verifique a cor da carne e das batatas após 30 minutos, devem estar douradinhas. Desligue o fogo.

Reduzido de laranja:


1º Enquanto o lombo assa, retire o suco de 6 laranjas acrescente 200 ml de mel e deixe reduzir em fogo baixo até tomar consistência de mel novamente.
Use para regar a carne, ao servir o prato.



Acompanhe com arroz fresquinho feito com bastante alho e cebola. Salpique cebolinha e/ou salsiha picadinha em todo o prato
 


É maravilhoso, de lamber os dedos. Experimenta.
Vai fazer bonito!

 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário